top of page
Andrea.gif

Andrea Paula dos Santos Oliveira Kamensky

Centro de Engenharia, Modelagem e Ciências Sociais Aplicada da Universidade Federal do ABC (UFABC)

Formada em Licenciatura e Bacharelado em História pela USP, Mestrado em História Social e Doutorado em História Econômica e pós-doutorado em história da ciência, também pela USP. Atualmente dá aulas na graduação e pós graduação na UFABC Possui e atua em pesquisas sobre diversidades culturais, gênero, sexuais, étnicas, geracionais e socioeconômicas ligadas a História da Ciência e movimentos sociais e culturais. Autora do livro Ponto de Vida: cidadania de mulheres faveladas e ganhadora de prêmios em reconhecimento ao seu trabalho, como o Jabuti de Literatura em 2008.

Alia_2.0.jpeg

Alicia Juliana Kowaltowski

Departamento de Bioquímica da Universidade de São Paulo (USP)

Graduada em Medicina pela Universidade Estadual de Campinas (1997), realizou o doutoramento em Ciências Médicas pela Universidade Estadual de Campinas (1999) e pós-doutoramento na Oregon Graduate Institute. Atualmente é professora titular do Departamento de Bioquímica da Universidade de São Paulo, membro da Academia de Ciências do Estado de São Paulo e Academia Brasileira de Ciências. Atua na área de metabolismo energético.

Danilo.gif

Danilo Bilches Medidas

Instituto de Química da Universidade de São Paulo (USP)

Bacharel em Química e Doutor em Ciências (Bioquímica) pelo Instituto de Química da Universidade de São Paulo. Realizou Pós-doutorado na Universidade de Stanford e na Universidade do Chile. Atua na área de processos redox em biologia, liderando linhas de pesquisa voltadas ao controle de qualidade de proteínas e sinalização celular. Atualmente, se dedica ao estudo de modificações pós-traducionais e agregação de proteínas no retículo endoplasmático (RE) e sua implicação em processos fisiopatológicos do sistema nervoso. Tem contribuído para elucidar mecanismos patogênicos de doenças neurodegenerativas tais como Esclerose Lateral Amiotrófica e Mal de Alzheimer, trabalhando na caracterização de formas mal enoveladas e agregadas de proteínas bem como de respostas celulares ao estresse de RE.

Elaine.gif

Elaine Pavini Cintra

Instituto Federal de São Paulo (IFSP)

Possui graduação em Química pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto FFCLRP - USP (1995), mestrado em Química pela Universidade de São Paulo - USP (1999) e doutorado em Química (Físico-Química) pela Universidade de São Paulo USP (2003). Atualmente é professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo e docente no Mestrado Profissional de Ensino de Ciências e Matemática (EnCiMa). Atuou de 2012 a 2017 como coordenadora do Projeto PIBID do IFSP - Campus São Paulo. Tem experiência na área de Química, envolvendo o ensino de Química e Ciências com ênfase na importância das múltiplas representações no processo de aprendizagem. Vem desenvolvendo pesquisas pautadas em avaliações de larga escala associando abordagens pedagógicas e estatísticas.

Hermi.gif

Hermi Felinto de Brito
 

Instituto de Pesquisas Energéticas Nucleares (IPEN)

Universidade de São Paulo (USP

Graduado em Química pela Universidade Federal da Paraíba, Mestrado e Doutorado em Química Inorgânica pela USP e pós Doutorado pela Argonne National Laboratory. Atualmente é professor na USP e também atua como pesquisador na área de Terras Raras, como as aplicações baseadas na fotoluminescência de íons terras raras impactam na pesquisa e em nossa sociedade.

Israel.gif

Israel Pereira de Assunção

Instituto Federal de São Paulo (IFSP)

Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFSP) - Câmpus São Paulo. Graduação em Química pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Doutor na área de Ciências com ênfase em Química Inorgânica pela Universidade de São Paulo (USP), trabalhando na área de espectroscopia de íons Terras Raras. Pós doutorado pela Universidade de Ciências Aplicadas de Münster na Alemanha (Fachhochschule Münster) (2017-2018).Atualmente realizando estágio pós doutoral (desde 02/2020) no Laboratório dos Elementos do Bloco f, trabalhando com complexos de íons terras raras visando aplicações biológicas, tecnológicas como em concentradores solares luminescentes (LSCs) e termometria óptica.

m.claudia.gif

Maria Claudia França da Cunha Felinto

Centro de Química e Meio Ambiente (CQMA) do Instituto de Pesquisas Energéticas Nucleares (IPEN)

Universidade de São Paulo (USP)

Possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal da Paraíba (1983), mestrado em Química (Química Inorgânica) pela Universidade de São Paulo (1988),doutorado em Química (Química Inorgânica) pela Universidade de São Paulo (1991) e pós-doutorado no Argonne National Laboratory (1991-1993) USA. Atualmente é socio da Associação Brasileira de Energia Nuclear, socio da Associação Brasileira de Química, professor titular da Universidade de São Paulo, coordenador de projetos da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, pesquisador do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico e pesquisador titular da Comissão Nacional de Energia Nuclear. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Nanotecnologia, atuando principalmente nos seguintes temas: luminescence, európio, calixarenos, luminescência e terras raras. Participou de projetos nacionais em rede como a Rede de nanotecnologia molecular e de Interfaces, o Instituto do milênio de Materiais complexos II e do INCT DE NANOTECNOLOGIA PARA MARCADORES INTEGRADOS.Atualmente participa do projeto temático da FAPESP 2021/08111-2 MATERIAIS CONVERSORES DE LUZ À BASE DE TERRAS RARAS: MARCADORESLUMINESCENTES, SENSORES E AMPLIFICADORES ÓPTICOS como Pesquisadora Principal (PP).

maria-eunice.jpg

Maria Eunice Ribeiro Marcondes

Departamento de Química Fundamental do Instituto de Química da Universidade de São Paulo (USP)

Bacharel e licenciada em Química pela Universidade São Paulo (1972). Doutorado em Química Orgânica pela Universidade de São Paulo, Instituto de Química. É professora doutora do Instituto de Química da USP. É coordenadora do Grupo de Pesquisa em Educação Química - GEPEQ - que desenvolve atividades de divulgação científica, de formação continuada de professores e de pesquisa em ensino de Química. É orientadora no Programa de Pós-Graduação Interunidades de Ensino de Ciências, da Universidade de são Paulo (IF, IQ, IB e FE USP), desenvolvendo trabalhos de pesquisa nas linhas de ensino e aprendizagem de Química e formação de professores.

marcos_cortado.gif

Marcos Edgar Herkenhoff

Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo (USP)

Possui bacharelado em Medicina Veterinária (Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC, 2010), Mestrado em Produção Animal (UDESC, 2013) e doutorado em Ciências Biológicas - Genética (Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, campus Botucatu, 2017). Durante o seu doutorado, realizou um estágio de doutorado-sanduíche na Alemanha, no Technischen Hochschule Wildau, sob orientação do Prof. Marcus Frohme. Atuou e publicou trabalhos nas seguintes áreas: Diagnóstico Molecular humano e animal; Genética de Populações de aves e peixes com emprego de microssatélites e mtDNA; Imunogenética de aves; miRNAs e Regulação Gênica em peixes; Proteoma; Genética voltada à performance atlética em humanos e equinos; e Nutrigenômica de humanos e equinos. Foi sócio fundador e veterinário responsável pela Equus Group, onde atuou na área de genética em equinos com características relacionadas a alta performance atlética. Atualmente, trabalha na área de microbiologia e biologia molecular aplicada na tecnologia de cerveja, em especial, no desenvolvimento de cervejas não-convencionais, como cervejas com probióticos, sours e sem álcool.

bottom of page